
A Câmara Municipal de Buíque realizou nesta segunda-feira (15), a partir das 16h, a 12ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 24ª Legislatura. Na pauta, vereadores discutiram e votaram matérias relacionadas à infraestrutura rural, cultura, proteção animal, saúde e tributação.
Na área de infraestrutura, o vereador José Wilson Santana apresentou requerimento pedindo reforma de estradas vicinais, incluindo trechos do Sítio Ingazeira a Palmeira e de Cumbre até a divisa com o Tanque, além da recuperação da estrada do Sítio Lagoa do Curral, no percurso de Guanumbi a Guaribas, passando por comunidades como Gameleira, Três Riachos e Mororó.
Em primeira fase, foi discutido o Projeto de Lei 021/2026, de autoria do vereador Dascio de Carvalho Gama Couto Junior, que propõe reconhecer o carro do Boi como patrimônio imaterial cultural do município. Rodrigo de Souza Carvalho apresentou moção de aplausos ao Sr. Leonardo Silva e também é autor do PL 022/2026, que cria o Dia Municipal do Gari, em 16 de maio.
Na proteção animal, o PL 023/2026, do vereador Cidinho de Moraes Silva, institui a Política Municipal de Combate aos Maus-Tratos e de Promoção do Bem-Estar Animal. Já o PL 024/2026, de Leonardo Cesar Arcoverde de Souza, propõe denominar oficialmente a Unidade Básica de Saúde Tipo III localizada às margens da PE-270. Cidinho também apresentou proposta para renomear a Praça Frei Damião, no Distrito do Carneiro, como Praça Professora Allana Cristina dos Santos Silva, que seguirá para análise em comissão.
Por fim, o Executivo encaminhou o PL 026/2026, que atualiza o Código Tributário de Buíque para adequar a base de cálculo do ISSQN na construção civil. Ainda em requerimento, Rodrigo de Souza Carvalho solicitou o calçamento de um beco ao lado da Cacau Show, no centro do município.
Mín. 24° Máx. 28°