
O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (15), o edital de licitação para a aquisição de 100 ônibus elétricos destinados ao Sistema de Transporte Metropolitano da Região Metropolitana do Recife (RMR). O investimento previsto é de R$ 310 milhões, por meio de termo de compromisso firmado com o governo federal.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a iniciativa integra o plano de modernização do transporte público metropolitano, com foco na renovação da frota, ampliação da eficiência operacional e adoção de tecnologias sustentáveis no sistema.
Além da compra dos ônibus elétricos, o pacote de investimentos também prevê a reforma de estações e a requalificação de trilhos do sistema metropolitano. A proposta, segundo o governo estadual, é ampliar a capacidade de atendimento e oferecer mais agilidade, segurança e confiabilidade aos usuários.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, informou que os novos veículos contarão com ar-condicionado, tomadas USB e outros recursos voltados ao conforto dos passageiros. Segundo ele, o processo licitatório deve seguir até o início do segundo semestre, com expectativa de que os ônibus sejam incorporados ao sistema ainda este ano.
Os veículos fazem parte do processo de eletrificação da frota da Região Metropolitana do Recife, com a proposta de reduzir a emissão de poluentes e modernizar o transporte coletivo urbano.
O diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas, afirmou que o investimento busca ampliar o uso de novas tecnologias no sistema de transporte público, com foco em eficiência, acessibilidade e melhoria do atendimento aos passageiros.
Mín. 24° Máx. 27°